FPS EMITE COMUNICADO SOBRE CURSOS DA ISA sábado, 07 junho 2014 11:35

FPS EMITE COMUNICADO SOBRE CURSOS DA ISA

Lê aqui o comunicado na íntegra

A Federação Portuguesa de Surf emitiu um comunicado de imprensa onde aborda a realização de cursos da ISA em Portugal, que aqui transcrevemos integralmente:

"A Federação Portuguesa de Surf autoriza os cursos da ISA, em território nacional, mas não reconhece, agora e no futuro, qualquer equivalência para exercer em Portugal

Na sequência de algumas noticias que forma publicadas em diversos meios de comunicação social a respeito da realização de cursos da ISA em Portugal, vem a FPS clarificar que estes foram autorizados, no entanto é importante que os potenciais participantes nestas iniciativas tenham consciência de que estas não dão acesso, nem futura equivalência, a um Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD).

Considerou a FPS que este curso poderá constituir uma mais valia para a actividade dos treinadores em funções, nomeadamente para quem quiser exercer actividade ocasional, sazonal ou permanente em países onde este curso seja reconhecido.

A actividade de treinador de desporto está regulamentada através do Decreto-Lei n.º 40/2012, e para poder exercer esta actividade é necessário ser portador do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD).

Existem 4 vias para obtenção do TPTD:

a) Cursos Treinador de Desporto da Federação Portuguesa de Surf (FPS)

b) Equivalências da Formação Académica superior, na área das Ciências do Desporto

c) Qualificação Obtida no Estrangeiro

d) Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) anteriormente adquiridas.

Este processo é coordenado e validado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tendo estas quatro vias regras e referenciais pré-definidos, para que o processo seja transparente e aplicado de igual forma para todos os casos. Embora já tenha decorrido algum tempo, este processo ainda está numa fase inicial, podendo ser considerado um período transitório, onde estas medidas começam a ser aplicadas pela primeira vez.

De momento os cursos de treinadores só podem ser organizados pela FPS para serem validados por parte do IPDJ. Os cursos da International Surfing Association (ISA) estão enquadrados no processo de reconhecimento através de qualificação obtida no estrangeiro, mas para que possam ser reconhecidos é necessário que os conteúdos e a carga horária sejam semelhante à estipulada para os cursos nacionais.

O curso de grau I, em Portugal, tem 83 horas e a parte específica do Surfing tem 42 horas, enquanto o curso de grau II tem 123h com 60 dedicadas ao surf. Sabendo que os cursos da ISA são de 20 horas, não existe qualquer possibilidade de equivalência, para o TPTD nem para a parte específica do surf.

Sabendo a FPS que podia existir alguma dúvida quanto a este assunto, por se tratar da ISA, efectuámos um contacto directo com o departamento de formação, apresentando as condições necessárias para que os cursos sejam reconhecidos em Portugal. Ficou esclarecido e aceite por parte do departamento de formação da ISA que estes cursos nunca serão reconhecidos para trabalhar em Portugal, sendo por isso incorrecta a informação que circula relativamente aos mesmos."

Itens relacionados

Perfil em destaque