Marco Silva a remar para uma das maiores. Frame / Tomás Belo Marco Silva a remar para uma das maiores. Frame / Tomás Belo terça-feira, 01 dezembro 2020 16:11

O REGRESSO DO SURF À ONDA DA ILHA DO BALEAL

Uma sessão de surf na Ilha do Baleal....

Esta é a história de uma ondulação que entrou durante o passado dia 29 de Novembro e produziu condições de luxo numa das ondas menos faladas de Peniche. A onda da Ilha do Baleal já foi surfada à remada, em tempos, pelos locais Bruno Grandela, Acácio Grandela e outros big riders Penichenses, e mais recentemente durante a mítica sessão de  tow-in de Mick Fanning e do Taylor Knox durante uma das etapas do WCT em Peniche.

A Surftotal esteve à conversa com Tomás Farinha que nos conta toda a história deste dia que marcou o regresso do Surf à onda da Ilha do Baleal.

Tomas farinha, vive em Peniche, tem 22 anos de idade e faz surf há cerca de 10. Nestes últimos dois anos tem dedicado mais tempo na procura das ondas perfeitas que tem à porta de casa. Sempre que há dias clássicos tenta estar presente nos dias clássicos de Supertubos e sempre que o vento entra de sul naquela Península tenta encontrar o banco perfeito para mandar uns bons tubos nos Belgas.

Em conversa com a Surftotal Tomás diz: _"O facto de ainda estar na faculdade tem-me impossibilitado de ir surfar sempre que quero nos últimos anos. No entanto este ano de pandemia, como tenho aulas online, tenho conseguido estar presente em todas as sessões.

Sempre que entra um swell grande ligo logo ao Guilherme Fonseca para irmos surfar. O seu feedback tem sido uma grande ajuda para eu evoluir em tubos e, principalmente, para me puxar para sessões num secret na zona Oeste. Onde cada dia que lá vou ultrapasso um limite que não pensei que iria ultrapassar."

O REGRESSO DO SURF  À ONDA DA ILHA DO BALEAL:

(Por Tomás Farinha)

Click por Pedro "Crashgrafia" Rodrigues

"Quando me estava a preparar percebi que não estava com a prancha ideal

pois toda a gente estava a preparar-se com pranchas 7,2 para cima

e eu estava com uma 6,8... "

"No dia 28 de Novembro recebi uma mensagem do Gui a dizer que esse tal secret iria funcionar e para lá irmos, então comecei a preparar o material para lá ir. Nesse mesmo dia, recebi uma mensagem do João Lourenço a perguntar-me se tinha um colete de impacto que lhe pudesse emprestar e eu fiquei logo com o bichinho para saber onde é que eles iam surf e ele disse-me que estava a combinar com o Filipe Anjos, o Pedro “Kid” Santos, o Marco Silva e o Bruno Pitanga ir surfar a onda atrás da ilha do Baleal. Eu fiquei logo entusiasmado porque adoro explorar sítios onde pouco ou nada se surfou e também porque me lembro de ver, quando era miúdo, o Bruno Grandela e o Acácio Grandela a surfar altas ondas de remada e também o mítico tow-in do Mick Fanning e do Taylor Knox nesse mesmo sitio.  Na noite de 28 de Novembro liguei ao Tomás Bello e ao Pedro “Crash” a contar-lhes a ideia e eles motivaram-me logo e disseram para lá irmos."

"lembro-me de ver, quando era miúdo, o Bruno Grandela e o Acácio Grandela

a surfar altas ondas de remada

e também o mítico tow-in do Mick Fanning e do Taylor Knox nesse mesmo sitio..."

Na manhã de 29 de Novembro liguei ao Gui Fonseca por volta das 7:00 horas e ele disse-me que ia arrancar para o secret e eu disse que ia surfar para trás da Ilha do baleal então fomos para sítios distintos. Arranquei de Peniche com o Tomás Bello e mal chegamos à ilha do baleal vimos uma onda perfeita com cerca de 3/4 metros a partir, comecei-me a vestir imediatamente porque o Filipe Anjos, o Kid e o João Lourenço já estavam dentro de água mas num pico mais para o meio da baía do baleal. Quando me estava a preparar percebi que não estava com a prancha ideal pois toda a gente estava a preparar-se com prancha 7,2 para cima e eu estava com uma 6,8.

Click por Pedro "Crashgrafia" Rodrigues

Eu entrei na água por volta das 9:00 da manhã e ainda levei com umas ondas na cabeça mas rapidamente cheguei ao outside com ajuda da corrente. Estava no Outside e tinha 2 hipóteses, ia ter com eles ao pico do meio ou ia sozinho para a parte de trás da ilha, nesse momento olhei para a ilha do baleal e o Tomás Bello fez-me logo sinal para arrancar para a onda atrás da ilha então fui sozinho para essa onda pois era o sitio onde me parecia que vinham ondas com melhor potencial. Mal cheguei à parte de trás da ilha vi uma onda perfeita a quebrar e apanhei a onda a seguir mas fechou. Passado uns 20/30 minutos o João Lourenço, o Marco Silva e o Bruno Pitanga foram ter comigo e a partir dai foi uma surfada com altas ondas e uma vibe incrível dentro de água.

"Estava no Outside e tinha 2 hipóteses,

ia ter com eles ao pico do meio

ou ia sozinho para a parte de trás da ilha..."

Lembro-me de estar sempre a ouvir assobios da malta que estava na ilha do baleal para avisar que vinha um Set grande ou cada vez que fazíamos uma boa onda para nos motivar. Vai ficar gravada para sempre esta surfada na minha memoria e agora a motivação é ir lá surfar mais vezes e aos poucos conhecer melhor o pico para ver se mandamos uns tubos."